TEXTO: “Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, a saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação”. Romanos 10.8-10
Hoje, 05 de junho, dia do Meio Ambiente, vamos fazer uma reflexão, sobre aquilo que nós pensamos e confessamos, pois tudo aquilo que pensamos e falamos recebemos. Assim como recebemos, pela Graça, a maior de todas as riquezas que é a Vida Eterna, também recebemos coisas ruins, negativas, caso tenhamos o péssimo costume e pensarmos negativamente e sairmos por aí, confessando, ou seja, divulgando aquilo que estamos pensando. Vamos ver em nossa reflexão de hoje, que pensamentos são sementes e assim sendo, que tipo de sementes temos semeado, que tipo de frutos queremos colher.
Antes porém, vamos prestar atenção em uma já velha ilustração sobre o pessimista e o otimista, já bastante conhecida em nosso meio:
"Conta-se que uma fábrica de calçados, com a intenção de expandir suas vendas, decidiu que deveria exportar para a Índia e mandou para um país daquele continente dois vendedores para que eles pudessem verificar o potencial do mercado e iniciar as vendas. Aos dois foram dadas as mesmas condições: hospedagem, locomoção, diárias, tabelas de preços e informações sobre os produtos, e ao final da primeira semana eles deveriam emitir um relatório à matriz no Brasil. Um dos vendedores, antes de mandá-lo ligou para o escritório da matriz, completamente abatido, fazendo o seguinte comentário: "Vocês devem suspender os planos de expansão e rever nossos investimentos neste país. Já comprei minha passagem de volta, pois vir para cá foi a maior roubada. Por aqui não vamos vender nada porque ninguém usa sapatos, todo mundo anda descalço!!!” O outro vendedor também ligou, mas ao contrário do primeiro, estava eufórico, quase não se continha e totalmente entusiasmado, foi assim falando: "Vocês devem ampliar os planos para nossos investimentos neste país. Podem contratar mais funcionários e aumentar a produção. Foi brilhante a ideia de vender nossos produtos por aqui. Vamos vender como nunca, porque aqui ninguém usa sapatos, todo mundo anda descalço... por enquanto! Basta começar a oferecer!".
Podemos notar que o pessimista é sempre negativo e o que é pior, sua negatividade é altamente contaminante, se não tivermos o poder de mudar a mente de tais tipos de pessoas, devemos evitar o contato com elas. Já os otimistas são completamente diferentes. O pessimista reclama de tudo, por qualquer coisinha ele senta, reclama e chora, já o otimista levanta e age. Enquanto o pessimista chora o otimista vende lenços. É isso que observamos entre os dois vendedores que foram envidados à Índia.
Bem, brincadeiras a parte, vamos realmente ao que interessa, sobre o perigo que corremos com o nosso cérebro , uma verdadeira fábrica de pensamentos, que não podemos evitar, mais podemos controlar. É uma pena que a maioria das pessoas, não sabem usar nem cinco por cento do cérebro.
Tal fato me faz lembrar o episódio dos doze espias que Moisés enviou para espiar , mapear a Terra Prometida e depois trazer o relatório. Podemos ver que somente Josué e Calebe foram otimistas, os demais, medrosos e derrotistas. Causaram grandes problemas para Israel. Por causa daqueles dez medrosos e pessimistas, todos os homens de vinte anos para cima morreram no deserto e para cada dia que ficaram a espiar à terra o povo teve que ficar quarenta anos dando voltas no deserto. E outra coisas que nos chama a atenção e seus nomes nem ao menos foram nomeados, completamente ao contrário do que aconteceu com Josué e Calebe que receberam realmente a recompensa por aquilo que confessaram. Eles não olhavam para a terra e seus habitantes com olhares humanos, mas divinos.
Lembramos também de Davi derrotando o gigante, ele era outra pessoa que pensava, falava e recebia por aquilo que confessava.
Vamos fazer a nossa reflexão de hoje, de acordo com o que nos ensinou o nosso grande doutrinador, a Apóstolo Paulo aos Romanos, ele coloca aqui dois critérios: Crer no coração e confessar com a boca. Temos que entender que aqui, coração significa mente. Na verdade, você só alcançará algo que constantemente vive confessando no mundo espiritual.
Não estamos falando aqui na doutrina da confissão positiva, estamos falando sobre a Confissão Bíblica. Confissão bíblica não é falar o que não crê, é declarar com palavras, o que no seu coração(mente) já é uma realidade.
Como já falamos Palavras são sementes. O que você semeia com sua boca hoje, você fatalmente, matematicamente, colherá amanhã, senão vejamos:
1- Você nunca será reconhecido como vencedor falando como um derrotado – Você nunca alcançará o palácio falando como escravo. O primeiro passo para mudar a sua vida é: mude sua mente(METANOIA) mude seu discurso, conforme Romanos 12:2: E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Confesse o que você é em Deus. Conheça a sua verdadeira identidade.
2- Cremos e falamos – Primeiro cremos, segundo confessamos e em terceiro recebemos. Ou seja, recebemos de Deus, apenas aquilo que cremos.Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Hebreus 11.6
3- O que é confissão? É o testemunho da fé em nossa boca. É simplesmente concordar com Deus, dizer as Palavras e usar as Expressões de Deus. O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade e o otimista vê oportunidade em cada dificuldade. Observe a ilustração supracitada.
4- A importância da confissão – Poucos reconhecem a importância da confissão e o seu valor em nossas vidas. Quando você confessa derrota, você está admitindo ela na sua vida. E quando confessa vitória, você está reconhecendo que é vencedor!
5- A confissão nas provações- Confessar a Palavra é testemunhar e testificar aquilo em que cremos. É confessar que Deus é poderoso para cumprir o que prometeu.
6- O que confessar? Confesse a Palavra. Confesse as Verdades Bíblicas. No meio da luta, confesse com ousadia! Ore a Palavra, Pense a Palavra e Viva a Palavra!!
Deus te Abençoe!
E até ao nosso próximo POST.