Olá, amados(as), Graça e Paz a todos(as), que me leem nesta noite.
FONTE DA IMAGEM: GOOGLE
METANOIA - MUDE A SUA MENTE!
Salmos 73:2-12
Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos.
Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios.
Porque não há apertos na sua morte, mas firme está a sua força.
Não se acham em trabalhos como outros homens, nem são afligidos como outros homens.
Por isso a soberba os cerca como um colar; vestem-se de violência como de adorno.
Os olhos deles estão inchados de gordura; eles têm mais do que o coração podia desejar.
São corrompidos e tratam maliciosamente de opressão; falam arrogantemente.
Põem as suas bocas contra os céus, e as suas línguas andam pela terra.
Por isso o povo dele volta aqui, e águas de copo cheio se lhes espremem.
E eles dizem: Como o sabe Deus? Há conhecimento no Altíssimo?
Eis que estes são ímpios, e prosperam no mundo; aumentam em riquezas.
A palavra do momento é SUCESSO! Quase todas as pessoas só pensam em sucesso, embora eu, pessoalmente, não sou contra a pessoa querer ser um vencedor(a), ter sucesso na vida, agora o maior perigo é colocar isso, como prioridade na vida.
O mal de Asafe foi que ele começou a ter inveja dos impios, começou a olhar para vida dos outros e fazer comparações. Mesmo sendo um salmista, um homem de Deus, caiu no pecado da inveja.
Hoje não tem sido diferente, pois o homem Capitalista, selvagem com é, querendo levar vantagem em tudo, viva uma vida de intensa luta, para vencer todos os obstáculos que surgem. Isso acontece, pois para o homem dos tempos modernos vê na palavra SUCESSO, sinônimo de prosperidade. E o pior pecado é que para ter esse sucesso, ele passa por cima de tudo com trator. Ele pensa que precisa abandonar a família, atropelar os demais concorrentes para conseguir vencer na vida.
É por isso que temos visto muitas pessoas se endividarem, terem grandes prejuízos, pois quando surgem empresas inescrupulosas, fazendo promessas mirabolantes, os primeiros a caírem como patinhos são àqueles que querem ganhar dinheiro a qualquer custo, sem precisar fazer nenhuma força. Temos muitos exemplos se formos procurar.
Tais homens pensam que para vencerem na vida precisam ganhar, ganhar e ganhar. E por isso muitos perdem a família, a saúde e muitas das vezes , até a própria vida. As pessoas que vivem focadas em adquirir cada vez mais riquezas, sofrem horrivelmente e as vezes até antecipadamente pelo fato de não atingirem suas metas ou perder aquilo que já conquistou. Vejamos a seguir o que ensinou o grande sábio, o rei Salomão, sobre o assunto em tela:
Olha atentamente para o conselho financeiro que dá Salomão, o homem mais rico e sábio de de todos os tempos. A Bíblia diz em Eclesiastes 5:10-20: “Quem ama o dinheiro não se fartará de dinheiro; nem o que ama a riqueza se fartará do ganho; também isso é vaidade. Quando se multiplicam os bens, multiplicam-se também os que comem; e que proveito tem o seu dono senão o de vê-los com os seus olhos? Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco quer muito; mas a saciedade do rico não o deixa dormir. Há um grave mal que vi debaixo do sol: riquezas foram guardadas por seu dono para o seu próprio dano; e as mesmas riquezas se perderam por qualquer má aventura; e havendo algum filho nada fica na sua mão. Como saiu do ventre de sua mãe, assim também se irá, nu como veio; e nada tomará do seu trabalho, que possa levar na mão. Ora isso é um grave mal; porque justamente como veio, assim há de ir; e que proveito lhe vem de ter trabalhado para o vento, e de haver passado todos os seus dias nas trevas, e de haver padecido muito enfado, enfermidades e aborrecimento? Eis aqui o que eu vi, uma boa e bela coisa: alguém comer e beber, e gozar cada um do bem de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol, todos os dias da vida que Deus lhe deu; pois esse é o seu quinhão. E quanto ao homem a quem Deus deu riquezas e bens, e poder para desfrutá-los, receber o seu quinhão, e se regozijar no seu trabalho, isso é dom de Deus. Pois não se lembrará muito dos dias da sua vida; porque Deus lhe enche de alegria o coração.”
Temos ouvido muito sobre a importância do "ter". Vemos que o "ter" se tornou mais importante do que o "ser". Precisamos olhar para Deus e a cada dia dependermos cada vez mais dEle. Devemos confiar nEle e não em nossas riquezas, posição social, política, econômica, amigos influentes e por aí afora.
A Bíblia, conforme Timóteo 1.10, diz: "Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores".
Não é pecado trabalhar para adquirir riquezas, pecado é amá-las e colocá-las no lugar de Deus, pois aonde está o nosso tesouro, ali, com certeza estará o nosso pensamento. Este era o pecado de Asafe. E esse tem sido o nosso maior pecado, inclusive o de muitas Igrejas, que têm se desviado do Evangelho da Cruz, para falar somente sobre prosperidade e algo mais que os corações das pessoas já cansadas, enfadadas, depois de uma longa semana de trabalho, desejam ouvir. Mas não foi isso que Jesus, nem Paulo nos ensinou.
Asafe nos conta que ele começou a ter inveja e a olhar para a prosperidade dos ímpios. É aquele caso, por exemplo , de que a grama do vizinho é sempre mais verdinha do que a nossa. Temos que aprender a valorizar o que é nosso e pararmos de olhar para aquilo que é dos outros.
Essa atitude de Asafe em pensar, em se comparar com o impio, começou a afastá-lo de Deus. Talvez ele dizia, esses ímpios iníquos zombam de Deus e no entanto têm tudo, seus filhos são saudáveis eles prosperam, e eu que sou um servo do Senhor, um salmista, estou sempre adorando no templo, vivo uma vida miserável. Olhem o que ele disse: Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos.
Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios.
Mas Asafe conhecia muito bem o Salmo 37: 1-2 escrito pelo Rei Davi que dizia: "Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade. Porque cedo serão ceifados como a erva, e murcharão como a verdura".
Devemos tomar muito cuidado com a sede pelo sucesso e as comparações. Seja você mesmo. Deus fez cada um diferente, mas cada um com propósito. Temos que valorizar aquilo que Deus nos deu.
Hoje acontece com muitas pessoas o mesmo que aconteceu com Asafe. Vemos acima no texto que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males, que a busca desenfreada pela riqueza, sempre nos traz dores e muitas enfermidades. Sabemos que as bênçãos do Senhor, elas nunca vão nos acrescentar dores e sofrimentos.
Vivemos em mundo tão materialista que a vida humana perdeu o seu valor. Existem pessoas que matam por um celular ou por par de tênis. O mundo está perdido, pois o homem em vez de "ser" só quer o "ter"
Mas Asafe foi alcançado pela graça de Deus e mudou a sua maneira de pensar e fazer análises e comparações daqueles tipos. Agora ei o que ele diz: